Teatro na terceira idade estimula memória, ajuda a afastar a solidão e melhora atividade cerebral

Atividade ajuda no combate à depressão, traz movimentos ao corpo, melhora a respiração e estimula o convívio social.

Praticar exercícios físicos nem sempre é a melhor opção para quem já passou dos 55 - 60 anos. O teatro surge como uma ótima opção para que o idoso possa estimular a mente, aumentar a criatividade e, ao mesmo tempo, movimentar o corpo, trazendo benefícios para o dia a dia, ampliando o convívio social, diminuindo as chances de depressão, já que funciona como uma espécie de terapia, além de aumentar os estímulos aos neurônios, que ficam mais ativos.


Para o idoso, tudo o que acontece no curso de teatro também faz com que ele supere dificuldades, fazendo renascer o sentimento de independência, além de mostrar que conquistou um espaço e se sentir mais respeitado diante de toda a sociedade.


O teatro pode ajudar o idoso a se redescobrir e encontrar mais felicidade no seu dia a dia.

No processo de aprendizagem teatral, os estímulos à mente são constantes, justamente porque o aluno vai precisar criar, dar personalidade e vida a outra pessoa, além de aprender como respirar e utilizar a voz no palco e diversas técnicas de interpretação, que visam desenvolver o aprendizado artístico, causando impacto no corpo e um estímulo à memória, fazendo o papel de academia do cérebro, ajudando o sênior em diversos pontos envolvendo o convívio social, além de, muitas vezes, ajudar a sair da depressão.


Estimular o cérebro com novos exercícios e aprendizado beneficia a vida como um todo além de ajudar a prevenir o Alzheimer e outras doenças mentais, para aqueles que, eventualmente, tenham pré disposição genética.


Além de todos os benefícios para a saúde, há uma carência grande de atores da terceira idade nesse mercado.

Seja qual for seu motivo, ou até mesmo um talento natural, existem vários teatros espalhados em todos o Brasil. O segundo semestre está chegando, aproveite para fazer sua matrícula em uma Oficina de Teatro.


Locais que oferecem cursos de teatro:


USP Leste:

Inscrições abertas: 20/06 a 26/06/2018

Início das aulas: 07/08 a 27/11/2018

Vagas: 2 turmas com 10 alunos cada

Aulas: Terça ou Quarta-feira, das 10h às 12h

Unidade: Escola de Artes - Rua Arlindo Bettio, 1.000 - Ermelino Matarazzo - SP

Telefone: (11) 3091-9183

Os interessados devem acessar o site: USP LESTE

Valor: Gratuito


Teatro Braapa:

Inscrições abertas: já estão abertas

Início das aulas: 06/08/2018

Duração: 4 meses

Vagas: 25 alunos

Aulas: Segundas-feiras, das 14h às 17h

Unidade: R. Valdir Niemeyer, 58 - Sumaré - São Paulo/SP,

Telefone: (11) 3872-4204 / 3872-6045

Site: BRAAPA

Valor: 4x R$  210,00 + R$ 50,00 de Inscrição

Para a inscrição, CPF, RG, comprovante de residência


Além dessas opções existem outras, pesquisem um curso mais próximo, mas não deixe de fazer alguma atividade, seja ativo para ser feliz!


Se você tiver alguma dica, sugestão, ou conhece algum curso de teatro legal, mande pra gente, adoramos compartilhar com todos!



25 visualizações