Significado de Terceira Idade

Já há alguns anos, a Terceira Idade passou a ser popularmente

conhecida como a “melhor idade”.

Terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).


A terceira idade caracteriza-se por mudanças físicas em todo o organismo do indivíduo, alterando suas funções e comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos, ações e reações.


Há também alterações dos papéis sociais que resultam das mudanças bio-psicológicas relacionadas ao avanço da idade. 

A Constituição Federal Brasileira menciona a terceira idade com início aos 65 anos, enquanto que o Código Penal Brasileiro refere a idade de 70 anos. Ambos são incoerentes com o limite de 60 anos que consta na Política Nacional do Idoso.


Os geriatras, sob o ponto de vista biológico, dividem as idades em:

  • Primeira idade: 0 - 20 anos;

  • Segunda idade: 21 - 49 anos;

  • Terceira idade: 50 - 77 anos;

  • Quarta idade: 78 - 105 anos.

Há ainda uma outra classificação que divide os idosos em 3 ramos:

  • Idoso jovem:  66 - 74 anos;

  • Idoso velho: 75 - 85 anos;

  • Manutenção pessoal: 86 anos em diante.

O termo "Terceira Idade" foi criado pelo gerontologista francês Huet, cujo início cronológico coincide com a aposentadoria (entre 60 e 65 anos).

Diversas terminologias têm sido utilizadas para designar a terceira idade, embora, para a maioria dos estudiosos, essa diversidade de expressões sejam eufemismos.


O envelhecimento ocorre em diferentes dimensões (biológica, social, psicológica, econômica, jurídica, política) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições.


A própria OMS reconhece que, qualquer que seja o limite mínimo adotado, é importante considerar que a idade cronológica não é um marcador preciso para as alterações que acompanham o envelhecimento, podendo haver grandes variações quanto a condições de saúde, nível de participação na sociedade e nível de independência entre as pessoas idosas, em diferentes contextos.


Sendo assim, a terceira idade ou velhice não comporta um único conceito, uma vez que a idade cronológica pode não ser idêntica à idade biológica e social do indivíduo. 

16 visualizações