Espaço de convivência e aprendizagem para idosos: onde encontrar em SP

Atualizado: 27 de Jul de 2018

Segundo Álvaro Sena Filho - fundador da ABRATI, nunca é tarde para aprender

A Abrati é uma instituição sem fins lucrativos que oferece cursos para a terceira idade, entre eles o de informática. Foto: GetNinjas

A ABRATI – Associação Brasileira de Apoio à Terceira Idade é uma instituição que oferece um espaço de convivência e aprendizagem para o público da terceira idade. Com uma metodologia de ensino inovadora, a instituição, que não tem fins lucrativos, possui atividades voltadas para a inclusão digital na terceira idade, yoga, inglês, dança e demais programações adaptadas às necessidades dos idosos.


Fundada em 2008 por Álvaro Sena Filho, a ABRATI tem como objetivo proporcionar o bem-estar aos seus associados, criando condições favoráveis ao envelhecimento saudável para homens e mulheres acima dos 50 anos.

O trabalho social desenvolvido pela ABRATI promove a inclusão social e digital do idoso através de cursos de informática e de smartphones, tecnologias indispensáveis para as pessoas de todas as faixas etárias.


Na ONG, os idosos aprendem a manusear o computador e o celular de maneira descontraída, no tempo deles. Lá eles aprendem a enviar e-mails, fazer pesquisas na internet e a utilizarem aplicativos de redes sociais e de mensagens. Em poucos meses os idosos estão se relacionando com parentes e amigos distantes, descobrindo um novo mundo!


Atividades oferecidas ao público da terceira idade pela Abrati:
A Yoga traz benefícios para saúde física e mental do idoso. Foto: Pixabay
  • YOGA - Praticar Yoga pode contribuir e muito para viver a terceira idade de forma mais tranquila e saudável. A atividade leve traz benefícios para saúde física e mental. Muito comum na terceira idade, a osteoporose torna os ossos mais porosos e diminui a resistência aos atritos, o que aumenta muito o risco de fratura dos ossos nos idosos. A Yoga é caracterizada como um exercício isométrico e de sustentação, que fortalece os músculos e ajuda a diminuir a incidência de fraturas.


  • INFORMÁTICA - Um projeto totalmente criado na ABRATI, com a participação ativa dos alunos e sempre pronto a atender as necessidades da terceira idade.


  • SMARTPHONE - Seus netos não têm paciência? Seus filhos não têm tempo? Suas amigas estão no WhatsApp e você desatualizada? A Abrati é o seu lugar.


A Abrati ensina os idosos a dominarem a tecnologia dos smartphones. Foto: Fotolia
  • INGLÊS - A Abrati possui um curso de inglês voltado para a terceira idade que possui metodologia diferenciada, com a inclusão de elementos terapêuticos.


  • FÍSICO FUNCIONAL - A Atividade Física Funcional para a Melhor Idade tem como proposta resgatar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, mobilidade e força que vão se limitando com o passar dos anos.


  • DANÇA DE SALÃO - A dança tem como característica o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Trabalha no desenvolvimento de indivíduos rítmicos, arrítmicos e não arrítmico, ou seja, ela é para todos.


  • PILATES - O exercício físico regular melhora a força, a massa muscular e a flexibilidade articular notadamente em indivíduos acima de 50 anos. A treinabilidade do idoso (a capacidade de adaptação fisiológica ao exercício) não difere da de indivíduos mais jovens.


  • TERAPIA EM GRUPO - Nem sempre a vida de um idoso se resume a descansar e aproveitar os dias. Desamparo, luto e solidão também podem estar presentes. Por isso da importância da terapia de grupo.


A terapia em grupo diminui os riscos de depressão em idosos. Foto: Pinterest

Fonte das informações sobre os cursos: Abrati


E então? Se interessou por alguma atividade oferecida pela Abrati? Abaixo seguem os telefones de contato e o endereço da instituição para você realizar sua inscrição:

Telefone: (11) 3535-0151

WhatsApp: (11) 97638-6917

Endereço: Rua Mangal, 8 – Vila Ré (Próximo ao metrô Patriarca) – São Paulo

Horários de funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 17h - Sábado, das 8h às 10h




141 visualizações