Casa adaptada para a 3ª idade faz parte da amostra de arquitetura da CASACOR 2018 São Paulo

Atualizado: 27 de Jul de 2018

Até o dia 29 de julho é possível vivenciar as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos dentro de casa no Estúdio da Longevidade, um espaço na CASACOR São Paulo 2018 que simula um apartamento totalmente preparado para a 3ª idade.

Estúdio da Longevidade, por Flavia Ranieri - arquiteta fundadora do escritório Grou, especializado em arquitetura para idosos. Foto: CASACOR

O envelhecimento da população traz à luz uma nova necessidade, a de adaptar a arquitetura e a decoração da casa para um grupo de pessoas muito especial. Tornar os ambientes mais funcionais, com devido respeito e atendimento às necessidades das pessoas mais velhas é uma das campanhas promovidas pela CASACOR 2018 São Paulo em sua 32ª edição, a maior feira de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas.


O projeto assinado pela arquiteta especialista em gerontologia Flávia Ranieri, fundadora do escritório de arquitetura Grou, reconhece as necessidades de locomoção e acessibilidade dos idosos, com iluminação, móveis, eletrodomésticos e utensílios estrategicamente posicionados de forma a facilitar as tarefas do dia-a-dia das pessoas mais velhas.


Os ambientes adaptados reduzem consideravelmente os riscos de quedas em idosos e uma série de outros possíveis acidentes na terceira idade. Nesse ambiente compacto de apenas 45 metros quadrados, tudo contribui para um envelhecimento saudável e seguro, do piso aos recursos digitais que facilitam a vida dos idosos. O espaço foi batizado pela arquiteta como Estúdio da Longevidade.


Tecnologias que facilitam a vida dos idosos:


A tecnologia pode ser uma grande aliada dos idosos e de seus cuidadores e esse é um dos grandes destaques do Estúdio da Longevidade, aberto à visitação na CASACOR São Paulo 2018.


A automação residencial é discreta no ambiente, porém, de fundamental importância para os idosos: o projeto conta com iluminação acionada por movimento, desligamento automático do fogão, campainha que toca também no celular caso o idoso tenha deficiência auditiva e demais tecnologias que podem ser controladas pela pessoa mais velha ou remotamente por seus cuidadores. Tudo no espaço funciona para tornar a vida do idoso mais independente e segura.


O corredor do Estúdio da Longevidade possui iluminação acionada por movimento. Foto: CASACOR
Pisos sem desníveis:
A proposta da arquiteta é de construir uma casa que envelheça ao lado do morador e não precise de adaptações posteriores. Ela já está preparada com piso antiderrapante e sem desníveis para evitar quedas ou caso haja necessidade de utilização de cadeira de rodas pela pessoa mais velha.
Piso antiderrapante e sem desníveis evitam quedas em idosos e facilitam o uso de cadeira de rodas. Foto: CASACOR

Móveis adaptados à terceira idade:


O Estúdio da Longevidade também conta com móveis com alturas especiais, cantos arredondados e prateleiras que descem automaticamente para evitar que o idoso tenha que subir em escadas ou cadeiras para alcançar algum utensílio. Os sofás e cadeiras possuem estofamentos de densidades mais firmes para facilitar na hora do idoso levantar ou sentar.


Ambientes integrados no Estúdio da Longevidade:


A cozinha totalmente adaptada e integrada à sala de estar é outra aposta certeira da arquiteta Flávia Ranieri, pois além de ampliar os ambientes os torna mais seguros para as pessoas de idade avançada.

Cozinha integrada à sala de estar no Estúdio da Longevidade. Foto: CASACOR

Na cozinha, um sensor de calor e fumaça é disparado caso o idoso deixe o fogão ligado e os armários possuem abertura automática feita por um simples toque, tecnologia que dispensa o uso dos tradicionais puxadores.


A cozinha do Estúdio da Longevidade tem fogão com desligamento automático. Foto: CASACOR

Na lavanderia, a lava e seca fica embutida, possui abertura frontal e é posicionada na altura ideal para que o idoso não precise abaixar.

A área de serviço do Estúdio da Longevidade possui eletrodomésticos e iluminação em locais estratégicos. Foto: CASACOR

Banheiro adaptado às necessidades dos idosos:


O banheiro é o ambiente da casa mais propício aos acidentes domésticos que envolvem os idosos. Por ser considerado um ambiente molhado, o banheiro precisa ganhar atenção redobrada quando o assunto é ambiente adaptado às necessidades das pessoas mais velhas.

O banheiro do Estúdio da Longevidade traz uma série de adaptações importantes para pessoas na terceira idade, como banco fixo para o banho, barras de apoio, piso antiderrapante, câmeras com áudio e botão de emergência. O vaso sanitário é mais alto e conta com descarga automática; assim que o idoso levanta a descarga é acionada.


O Estúdio da Longevidade estará disponível para visitação na CASACOR 2018 São Paulo até o dia 29 de julho, no Jockey Club de São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado- Cidade Jardim, São Paulo).


Neste vídeo a arquiteta Flávia Ranieri dá dicas de pisos ideais para idosos:

E você, conhece algum espaço adaptado para a terceira idade? Conta para a gente!

707 visualizações