Carta de idoso brasileiro virou canção de sucesso no Japão

Uma carta anônima circulou nas redes sociais e virou uma linda canção.

Há alguns anos, uma carta anônima de um senhor para seu filho circulou pelas redes sociais no Brasil.


O texto, em que ele pedia paciência por estar ficando velho, emocionou muita gente e, por isso, foi bastante compartilhado.


A mensagem atravessou os mares e foi parar nas mãos do cantor e compositor Ryoichi Higuchi. Inspirado pelo texto, que foi traduzido para o japonês por um amigo, o músico compôs a canção "Tegami Shin Ainaru Kodomotachie" (carta aos meus filhos amados).

A música fez parte de um álbum lançado em 2008. No ano seguinte, depois de conquistar rádios e programas de TV, Higuchi ganhou o principal prêmio da música japonesa. O calor humano e a forma como ele descreve os sentimentos e as frustrações de uma pessoa em idade avançada fizeram com que a música fosse incluída no material didático dos cursos de cuidador de idosos de todo o Japão.


Higuchi gravou também uma versão em português e, recentemente, revelou que fez isso para tentar encontrar o autor da mensagem. O sonho do cantor é poder agradecer quem o ajudou a entender melhor o significado da vida e a emocionar tantos japoneses.


Os idosos são quase 30% da população do Japão, e o jeito que o País encontrou para cuidar dos mais velhos é inspirador. Desde pequenas, as crianças são ensinadas a verem os mais velhos como exemplo de sabedoria, que merece ser respeitado.

Veja a versão em português desta linda canção.

"Carta aos meus filhos amados".

Fonte: Folha Uol


65 visualizações