A terceira idade e o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum entre os homens acima dos 60 anos.


O câncer de próstata atinge 1 a cada 6 homens com idade igual ou superior a 60 anos. Foto: Dreamstime

Também conhecido como câncer da terceira idade, o câncer de próstata é aquele que acomete uma glândula que fica localizada entre a bexiga e o pênis do homem e à frente do reto, a próstata. Essa glândula é atravessada pela uretra e faz parte do aparelho reprodutor masculino.


A principal função da próstata é produzir o líquido prostático, uma secreção que protege os espermatozoides deixando o sêmen mais fluído. Responsável por 30% do volume do esperma ejaculado a cada relação sexual, o líquido prostático é o que dá a aparência leitosa ao esperma e garante a sobrevivência dos espermatozoides até a fecundação.


O envelhecimento é considerado fator de risco para o surgimento de neoplasias porque com o avançar da idade, o corpo perde gradativamente a capacidade de recuperação celular, ou seja, as células também vão envelhecendo. O envelhecimento celular é um processo natural e torna as pessoas com mais de 60 anos suscetíveis a desenvolverem algum tipo de câncer.

O câncer de próstata é considerado uma neoplasia da terceira idade porque a maioria dos tumores que se instalam nessa glândula crescem de forma bem lenta e geralmente só conseguem ser detectados quando o paciente já tem mais de 60 anos. Por isso, para evitar o câncer de próstata, a palavra-chave é prevenção.


Quais são os sintomas do câncer de próstata?


Alterações na urina (dificuldade para urinar, diminuição da urina ou incontinência urinária) e impotência sexual são os sinais mais comuns do câncer de próstata, devendo o idoso procurar um urologista imediatamente.


Entretanto, outros sinais iniciais da neoplasia também podem ser observados, tais como:


  • Dor nos testículos;

  • Dor ao ejacular;

  • Presença de sangue na urina ou no sêmen.

  • Formigamento ou dormência nas pernas ou pés.


Quando o câncer de próstata atinge o estágio mais avançado, ele se espalha para outros órgãos (metástase). Nesse estágio, outros sintomas também podem ser observados, como dores nas costas, nas articulações, nas pernas, dores ou dificuldades para evacuar, perda de peso, febre e cansaço.


Como confirmar o diagnóstico de câncer de próstata?


O aumento dos casos de câncer de próstata no Brasil pode ser justificado pelo aumento da expectativa de vida da população associado aos maus hábitos, como sedentarismo, cigarro e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


Apesar de ser um câncer típico da terceira idade, a melhoria e a agilidade dos métodos diagnósticos brasileiros têm contribuído para que a maioria da população idosa masculina tenha conseguido superar o problema.

Veja a seguir, os exames que detectam câncer de próstata:


Exame de Sangue – PSA:


Trata-se de um exame laboratorial feito com amostras de sangue do idoso, onde a dosagem do hormônio PSA (antígeno prostático específico) será avaliada.


Nesse tipo de exame não invasivo, um possível tumor maligno pode ser detectado através do aumento da concentração do antígeno PSA no sangue.


Exame físico – Toque retal:


Através do toque retal o médico verificará o tamanho e a consistência da próstata, assim como se existem lesões na glândula.


Apesar de ser um exame simples e rápido (demora cerca de 1 minuto para ser realizado), o toque retal causa um determinado desconforto entre os homens e por esse motivo, muitos deixam de realizá-lo.


Ecografia prostática:


A Ecografia prostática é um exame de ultrassonografia que permite avaliar a próstata, identificando possíveis alterações na glândula.


Considerada um método simples e seguro para diagnosticar o câncer de próstata, a ecografia prostática pode ser feita de duas formas, a externa (não invasiva) e a interna.


Na ultrassonografia supra púbica ou externa é colocado um gel incolor sobre a região pélvica do paciente e que permite que a sonda transfira as imagens para um ecrã. Já na ultrassonografia interna ou ecografia prostática transrectal, a sonda é introduzida no ânus do paciente.


Biópsia Prostática:


A biópsia da próstata é um exame invasivo, no qual amostras celulares da próstata são recolhidas para análise.


Esse exame é recomendado para pacientes com suspeitas de patologias malignas e consiste na retirada de um pedacinho do órgão para o envio a um laboratório de anatomia patológica para que seja analisado.


Exame de sangue – PHI:


Assim como o PSA, o PHI (Prostate Health Index ou índice de saúde da próstata) também é um exame laboratorial feito através da análise de amostras do sangue do idoso.


A diferença entre eles é que enquanto o PSA analisa as moléculas PSA e PSA livre, o PHI analisa uma terceira molécula, o P2PSA, ligada aos casos de neoplasias malignas.


O PHI ainda não está na lista de exames oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Como prevenir o câncer de próstata?


Como já dissemos anteriormente, prevenção é a palavra-chave para combater o câncer de próstata, que atinge um a cada seis homens com idade igual ou superior a 60 anos.


Adotar hábitos saudáveis desde cedo pode reduzir o número de idosos acometidos pela neoplasia. Alimentar-se adequadamente, exercitar-se fisicamente, controlar o uso do açúcar e do sal na comida, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas são hábitos preventivos que contribuem para a qualidade de vida do idoso e de sua saúde, pois retardam o processo de envelhecimento celular.


A detecção precoce também é uma forma de prevenção do câncer de próstata, conhecida como prevenção secundária. Após os 40 anos de idade é recomendado que todos os homens se consultem regularmente com um urologista para se submeterem a exames e procedimentos capazes de diagnosticar a doença.

Homens com histórico de neoplasias na família devem procurar o atendimento médico ainda mais cedo, por volta dos 35 anos.




Cabe dizer que as informações veiculadas nesse site não substituem a consulta médica. Caso esteja passando por algum dos sintomas do câncer de próstata, um médico deverá ser imediatamente consultado.

20 visualizações